“Peçam, e receberão. Procurem, e encontrarão. Batam, e a porta lhes será aberta.”
(Mateus 7:7)
A promessa de que Deus responde nossas orações é uma fonte de esperança e confiança para os crentes. Em Mateus 7:7, Jesus nos incentiva: “Peçam, e receberão. Procurem, e encontrarão. Batam, e a porta lhes será aberta.” Essa é uma chamada à persistência na busca de Deus por meio da oração.
O Salmo 145:18 nos assegura que o Senhor está perto de todos que O invocam com sinceridade: “Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade.”. Isso nos encoraja a abordar Deus com corações sinceros, confiando que Ele ouve e responde.
1 João 5:14 reforça essa confiança: “E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.”. Nossas orações alinhadas com a vontade de Deus têm um eco especial nos céus, pois Ele responde de acordo com Seu plano perfeito.
Às vezes, a resposta pode não vir da maneira que esperamos, mas a Palavra nos assegura em Jeremias 29:12: “Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei.”. Deus está atento às nossas invocações, comprometendo-Se a nos ouvir.
Que possamos, portanto, orar com fé e confiança, sabendo que nosso Deus é aquele que responde. Que nossas petições estejam alinhadas com Sua vontade, e que possamos experimentar a resposta graciosa e sábia do nosso Pai.
Pr. Silas Coutinho.